Biblioteca Pública Municipal de São Bernardo do Campo

Judt, Tony, 1948-2010.

Pós-guerra : uma história da Europa desde 1945 / Tony Judt ; tradução, José Roberto O'Shea. - Rio de Janeiro : Objetiva, c2007. - 847 p., [16] p. de fots. : il. ; 23 cm.

Inclui bibliografia.

Ao longo de novecentas páginas, o autor vai de Portugal à Rússia, abrangendo 34 países e cobrindo um período de sessenta anos em uma só narrativa. Com uma abordagem inovadora, Judt trata praticamente todo o século XX como "o epílogo da Segunda Guerra" e considera o ano de 1989, marcado pelo colapso do comunismo e a queda do muro de Berlim, este sim o começo do fim do pós-guerra.
Apesar do tamanho e complexidade do continente, Judt criou um relato coeso de seu passado recente. Sofisticado e ao mesmo tempo acessível leigos no assunto, Pós-guerra reúne relações internacionais, políticas internas, pensamentos e teorias, mudanças sociais e aspectos culturais numa grandiosa narrativa. Cada país tem seu momento de entrar em cena, ainda que os chamados grandes temas estejam sempre em foco - a guerra fria, a relação de amor e ódio dos países europeus com os Estados Unidos, a decadência e o renascimento cultural e econômico, o mito e a realidade da unificação econômica na Comunidade Europeia, nenhum deles ofusca o grande personagem que é este continente como um todo.


9788573028799


História
Reconstrução (1939-1945)


Europa

940.55 / J86p

Powered by Koha