Biblioteca Pública Municipal de São Bernardo do Campo

As minhas universidades /

Autor(es): Gorky, Maksim, 1868-1936 [Autor ].
Colaborador(es): Rodrigues, Paulo [Tradutor] | Carpeaux, Otto Maria, 1900-1978 [Autor de introdução (introdutor, prefaciador, apreciador, prólogo)].
Tipo de material: TextoTextoEditora: Rio de Janeiro : Ediouro, 1966Descrição: 241 p. : il. ; 17 cm.Assunto(s): Gorky, Maksim, 1868-1936 | Literatura russa | Escritores russosGênero/Forma: AutobiografiaSumário: Diferente dos dois primeiros volumes da trilogia autobiográfica, este último ocupa-se da transformação de Górki em intelectual e escritor preocupado com as questões sociais de seu país. Ao chegar na cidade de Kazan, onde foi com o objetivo de estudar, percebe que na universidade não há lugar para alguém de sua origem e classe social. Seu aprendizado, portanto, se realizará em outros espaços, as "suas universidades": os prostíbulos; a padaria em que trabalha, na qual produz pães para estudantes revolucionários; a pequena aldeia, onde trava uma convivência marcante com os mujiques. Num panorama muito rico do ambiente intelectual que dominava a Rússia pré-revolucionária, o livro mostra as diferentes tendências de pensamento que se cruzam num grande caldeirão de ideias: darwinismo, cristianismo, tolstoísmo, comunismo etc. Fonte pesquisada: www.skoob.com.br
Tipo de material Localização atual Setor Classificação Exemplar Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro e folheto Biblioteca Monteiro Lobato
Coleções Especiais
Fixo 928 G682m 1966 (Percorrer estante) e. 1 Não pode ser emprestado 00001546

Diferente dos dois primeiros volumes da trilogia autobiográfica, este último ocupa-se da transformação de Górki em intelectual e escritor preocupado com as questões sociais de seu país. Ao chegar na cidade de Kazan, onde foi com o objetivo de estudar, percebe que na universidade não há lugar para alguém de sua origem e classe social. Seu aprendizado, portanto, se realizará em outros espaços, as "suas universidades": os prostíbulos; a padaria em que trabalha, na qual produz pães para estudantes revolucionários; a pequena aldeia, onde trava uma convivência marcante com os mujiques. Num panorama muito rico do ambiente intelectual que dominava a Rússia pré-revolucionária, o livro mostra as diferentes tendências de pensamento que se cruzam num grande caldeirão de ideias: darwinismo, cristianismo, tolstoísmo, comunismo etc.
Fonte pesquisada: www.skoob.com.br

Powered by Koha