Biblioteca Pública Municipal de São Bernardo do Campo

63 anos da Biblioteca Monteiro Lobato

63 anos Biblioteca Monteiro Lobato


A Biblioteca Monteiro Lobato agregou, nos seus 63 anos, muitas leituras e leitores de nossa cidade.
É a vasta coleção de leituras e leitores que dá sentido à sua existência como um lugar de possibilidades e interação de pessoas, como um lugar de construção de conhecimento, como lugar de referência de informação, como um lugar de leituras.

A cidade de São Bernardo do Campo, no início dos anos de 1950, passava por grandes transformações econômicas e culturais. A letra B do ABCD forjou sua história, que mesclou o crescimento da indústria e do comércio às misturas de migrantes e imigrantes, mundo do trabalho e vida cultural. 

A história da Biblioteca Monteiro Lobato é um capítulo muito importante do grande impulso que a cidade recebeu naquele momento.

Como ideia, a biblioteca existe desde 1946; em 1952, foi publicada a lei que a formalizou. Durante todo esse tempo ocorreu uma grande campanha de coleta e doações de livros pela cidade que desejava a sua biblioteca pública. 

Finalmente, em 14 de abril de 1958, uma pequena sala no primeiro andar do prédio na esquina da Rua Marechal Deodoro com a Rua Dr. Flaquer acolheu a sede inaugural da nossa Biblioteca Monteiro Lobato.

A segunda morada da biblioteca foi na Rua Djalma Dutra (onde hoje funciona a Profitec) em meados da década de 1960, um pouco mais ampla que a sala da inauguração. 

Desde 1970, com a construção do Paço Municipal, a antiga sede da Prefeitura na Rua Dr. Flaquer, 26 é a sede da Biblioteca Monteiro Lobato que conhecemos e frequentamos hoje.

Parabéns para todos nós!

Tem alguma lembrança bacana vivida na biblioteca?

Deixe aqui nos comentários, para a gente festejar juntos.

Publicado em 14/04/2021 00:00 • Exibir todos as notícias

Powered by Koha